Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Brasil x Argentina: As dez maiores vitórias brasileiras



Ainda falando do maior clássico entre seleções da América do Sul que completou cem anos mês passado, hoje posto as dez maiores vitórias brasileiras sobre os rivais argentinos. Semana que vem farei ao contrário, postarei as dez maiores vitórias dos “hermanos” sobre os brasileiros:

27/09/1914 Brasil 1x0 Argentina  Primeira vitória e primeira taça
Essa foi a segunda partida entre as seleções na história, pois uma semana antes já haviam se enfrentado e o placar foi 3 a 0 para os argentinos. Foi também o primeiro jogo valendo pela Copa Roca, atual Superclássico das Américas que acabou sendo conquistada pelo Brasil graças ao gol solitário de Rubens Salles no estádio do Gimnasia y Esgrima de Buenos Aires.


20/12/1945 Brasil 6x2 Argentina  Maior goleada brasileira
Antes dessa partida a seleção brasileira vinha de quatro derrotas consecutivas, incluindo um 5 a 1 pra eles em 1940. Mas nesse dia os brasileiros lavaram a alma: 6 a 2 no Rio de Janeiro com direito a dois de Ademir, futuro artilheiro da Copa de 1950.

29/05/1960 Brasil 4x1 Argentina  Maior vitória na casa do adversário
Até a presente data, os brasileiros haviam vencido os argentinos na casa deles apenas três vezes, e no máximo por dois gols de diferença. Três dias antes haviam perdido por quatro a dois pelo primeiro jogo da Copa Roca de 1960. Já no segundo jogo com a vitória por dois a zero no tempo normal (dois de Delém), forçou-se uma prorrogação e nela a seleção marcaria mais dois (Julinho e Servílio) e no agregado bateria os argentinos por 4 a 1, sacramentando a maior vitória sobre os argentinos jogando na Argentina.

30/06/1974 Brasil 2x1 Argentina  Primeira vitória em Copas
Era o primeiro confronto das duas seleções válido pela Copa do Mundo. O jogo em questão foi em Hannover, na Alemanha pela segunda rodada da segunda fase e ambos disputavam uma vaga na final em um grupo que tinha a extinta Alemanha Oriental e a Holanda. Com gols de Rivellino e Jairzinho a seleção eliminou os argentinos (que já haviam perdido dias antes) para depois cair para os holandeses dias depois.

02/07/1982 Brasil 3x1 Argentina  Vitória que eliminou os campeões mundiais

Falcão em lance contra a Argentina no estádio do Sarriá, em Barcelona
Assim como na Alemanha, os argentinos já vinham de derrota e precisavam vencer o Brasil para manter vivo o sonho do bi. Mas o Brasil era muito mais time e vinha encantando em gramados espanhóis... Resultado: três a um Brasil com direito a expulsão bizarra de Maradona.

08/11/1995 Brasil 1x0 Argentina  Vitória fora de casa depois de 20 anos
Com gol do então obscuro Donizete, o “Pantera”, a seleção pôs fim a um tabu de quase vinte anos sem vitórias em solo argentino, o que não ocorria desde 1976. Tudo bem que nesse período foram apenas cinco jogos mas o feito acabou entrando para a história.

25/07/2004 Brasil 2x2 Argentina (4x2 pênaltis) Campeão com o Time B

Alex ergue a Copa América após bater a Argentina nos pênaltis.
Time B devido ao fato dos principais jogadores brasileiros que atuavam na Europa não terem sido chamados para a competição (Ronaldo, Roberto Carlos, Cafu, Dida...). E a seleção não fez feio, vencendo seus adversários um a um até enfrentar os argentinos (com o time principal) na final. E eles venciam por dois a um quando nos acréscimos Adriano faz o gol de empate que levaria a decisão para os pênaltis aonde com duas cobranças desperdiçadas pelos argentinos a taça viria para o Brasil.

29/06/2005 Brasil 4x1 Argentina  Goleada na final da Copa das Confederações
Favoritíssima para conquistar a Copa da Alemanha, a seleção teria antes mais uma prova de fogo, que era a Copa das Confederações também em solo alemão. Depois de uma fase de grupos meia cambaleante, a seleção cresceu no mata-mata: bateu os donos da casa nas semifinais e na decisão enfiou quatro a um com dois de Adriano, um de Kaká e outro de Ronaldinho Gaúcho com Aimar descontando. Menos de um ano depois, nova vitória brasileira em decisões contra os argentinos.

15/07/2007 Brasil 3x0 Argentina  A terceira final vencida em três anos
Disputada pela primeira vez na Venezuela, a Copa América teve pela segunda edição seguida um Brasil x Argentina na final. E diferente de 2004 dessa vez o título veio de maneira mais tranqüila com gols de Julio Batista, Ayala (contra) e Daniel Alves. E assim os argentinos iam se tornando fregueses dos brasileiros em decisões.

05/09/2009 Brasil 3x1 Argentina  Vitória que valeu vaga na Copa 2010

Luis Fabiano em lance contra Verón: dois gols na "Batalha de Rosário".


A seleção voava nas Eliminatórias enquanto que a Argentina penava. Para dar um clima mais de pressão para a partida, os argentinos resolveram mandar o jogo para a cidade de Rosário, no estádio do Rosário Central, conhecido como um verdadeiro caldeirão. Mas o feitiço virou contra o feiticeiro: em apenas trinta minutos os brasileiros já venciam por dois a zero. O placar final terminaria com vitória por três a um e classificação antecipada à Copa de 2010 para o Brasil enquanto que os argentinos só conseguiriam a vaga na última rodada em confronto direto com o Uruguai.



Nenhum comentário:

Postar um comentário