Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Brasil x Argentina: As dez maiores vitórias argentinas

Vamos as dez maiores vitórias da Argentina sobre a seleção brasileira:

20/09/1914 Argentina 3x0 Brasil  O começo da rivalidade
Com gols de Izaguirre (2) e Molfino, a seleção da Argentina venceria o primeiro confronto diante do Brasil no estádio do Gimnasia y Esgrima de Buenos Aires.

15/01/1939 Argentina 5x1 Brasil  Maior vitória em solo brasileiro
Os argentinos já vinham de três vitórias consecutivas sobre o Brasil quando ambos se enfrentaram em São Januário pela Copa Roca de 1939. E o que se viu foi um verdadeiro massacre: 5 a 1 com o brasileiro Leônidas descontando quando os argentinos já haviam marcado cinco gols. Essa foi a maior vitória, ou de Argentina, ou de Brasil, na casa do adversário.

05/03/1940 Argentina 6x1 Brasil  Maior goleada da história do clássico
Um ano e três partidas da maior vitória argentina em solo brasileiro, agora foi o a vez da maior goleada da história do clássico. Nada mais nada menos que seis a um no estádio do San Lorenzo, com direito a um hat-trick de Peucelle. Os anos 40 foram maravilhosos para os argentinos diante dos brasileiros, pois venceram sete dos onze confrontos, sendo a maioria de goleada como essa.

24/03/1963 Argentina 3x0 Brasil  Vitória sobre os então bicampeões mundiais
Passados os anos 40 onde foram sofríveis para os brasileiros diante dos argentinos, demos a volta por cima sendo bicampeões mundiais e afastando o famoso “complexo de vira-latas” que havia entre nós. Pois no primeiro clássico após o bi, os argentinos enfiaram três a zero em La Paz  válido pela Copa América da Bolívia.

24/08/1983 Argentina 1x0 Brasil  Fim de um jejum de treze anos sem vitórias
Depois de ter vencido a seleção meses antes da Copa de 70, os argentinos voltariam a derrotar os brasileiros apenas treze anos depois, em casa pela Copa América de 1983. A vitória por um a zero, gol do ex-treinador do Palmeiras Ricardo Gareca fez o país explodir em comemoração, afinal foram oito derrotas e cinco empates nesse período com direito a duas eliminações para brasileiros em Copas do Mundo.

24/06/1990 Argentina 1x0 Brasil  Única vitória em Copas sobre o Brasil
Caniggia passa sobre Taffarel e faz o gol que eliminou os brasileiros da Copa 90
“Brasil, decime que se siente”... Quem não ouviu essa música cantada pelos argentinos onde jogavam pela Copa desse ano? Pois é, a música em questão se refere a essa partida válido pelas oitavas de final da Copa de 1990, na Itália. Um jogo em que o Brasil massacrou, mas o gol não saiu e em um contra-ataque mortal puxado pelo Maradona e gol de Caniggia o sonho brasileiro do tetra seria adiado por mais quatro anos.

17/07/1991 Argentina 3x2 Brasil  Rumo ao título da Copa América
O jogo era pela primeira rodada do quadrangular final da Copa América daquele ano. Mas em um grupo com Chile e Colômbia, acreditava-se que quem vencesse praticamente ficaria com o título. E nessa final antecipada com direito a cinco expulsões, os argentinos venceram com três gols de cabeça e seguiriam rumo a conquista de um título que não via desde 1959! Por isso essa vitória entrou para as dez mais.

27/06/1993 Argentina 1x1 Brasil (6x5 nos pênaltis) Primeira decisão por pênaltis
Dois anos depois Brasil x Argentina voltariam a se enfrentar pela Copa América, dessa vez pelas quartas de final. E após empate por um gol, teríamos pela primeira vez na história do confronto decisão por pênaltis. Com o ultimo pênalti desperdiçado por Marco Antonio Boiadeiro, os argentinos seguiriam adiante rumo ao bicampeonato.

29/04/1998 Argentina 1x0 Brasil  28 anos depois volta a vencer no Brasil

Claudio Lopez comemora ao marcar: fim do tabu de 28 anos sem vitórias no Brasil
Coincidentemente ou não, a última vitória argentina em gramados brasileiros havia sido em véspera de Copa do Mundo (2x0 em 1970) como agora. Nove jogos e vinte e oito anos depois, o gol solitário de Cláudio “Piojo” Lopez pos fim ao tabu que tanto incomodava nossos vizinhos. Meses depois ambos fracassariam na Copa da França.

09/06/2012 Argentina 4x3 Brasil  Hat-trick de Messi
Lionel Messi: três gols no Brasil 
Amistoso jogado pela primeira vez nos Estados Unidos, também entrou para a história graças as viradas e também pelo hat-trick de Messi. Os brasileiros abriram o placar com Rômulo, mas Messi viraria com dois gols ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Oscar e Hulk virariam a favor do Brasil. Fernandez empataria e quando o jogo caminhava para o final, eis que Messi faz o terceiro dele e decreta vitória argentina por 4 a 3. Desde Paolo Rossi na Copa de 1982 que a seleção brasileira não sofria três gols de um único jogador. De argentino então, desde o hat-trick de Peucelle no 6x1 argentino de 1940, exatos 72 anos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário