Páginas

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Torneios extintos: Copa Ouro e Copas Máster da Supercopa e Conmebol

Copa Ouro

Boca e sua Copa Ouro conquistada em 1993
A Copa de Ouro Nicolas Leóz, ou simplesmente Copa Ouro, foi um torneio jogado entre 1993 a 1996 em três edições. A idéia era de reunir os campeões da Libertadores, Supercopa, Conmebol e da Copa Máster da Supercopa, todos do ano anterior.

Histórico da competição

Na primeira edição em 1993, participaram São Paulo (campeão da Libertadores), Cruzeiro (Supercopa), Atlético Mineiro (Conmebol) e Boca Jr (Máster da Supercopa).Numa semifinal o Boca bateu os paulistas enquanto que no clássico mineiro deu Galo nos pênaltis. Na decisão, vitória argentina por um a zero após empate sem gols na primeira partida.
Depois de uma pausa, o torneio voltou em 1995 e com apenas duas equipes: São Paulo (campeão da Conmebol) e Cruzeiro (Máster da Supercopa) já que os argentinos Vélez (Libertadores) e Independiente (Supercopa) se recusaram a jogar. Após perder em casa por um a zero e ter a partida encerrada ainda no começo do segundo tempo devido à inferioridade numérica dos cruzeirenses, ficando com apenas seis jogadores em campo. Na volta, porém, vitória mineira no tempo normal e depois nos pênaltis. Curiosamente, as duas partidas foram jogadas também pelas quartas de final da Supercopa daquele mesmo ano.
E na última edição em 1996 os jogos foram realizados na cidade brasileira de Manaus, capital do Estado do Amazonas por Grêmio (campeão da Libertadores) e Rosário Central (Conmebol). Com a extinção da Coap Máster da Supercopa, o São Paulo, campeão da recém criada Copa Máster da Conmebol foi convidado junto com o Flamengo, vice da Supercopa que entrou no lugar do campeão Independiente, que mais uma vez não quis jogar o torneio. E os convidados aproveitaram a chance e fizeram a final com vitória flamenguista por três a um.

Colocação ano a ano

1993
Campeão Boca Jr-ARG
Vice Atlético Mineiro
Semifinalistas São Paulo e Cruzeiro

1995
Campeão Cruzeiro
Vice São Paulo

1996
Campeão Flamengo
Vice São Paulo
Semifinalistas Grêmio e Rosário Central




Copa Máster da Supercopa

A Copa Máster da Supercopa foi disputada apenas por duas edições nos anos de 1992 e 1995 e a idéia era de se reunir os quatro primeiros campeões da Supercopa, ou seja, seria uma Supercopa da própria Supercopa.

Histórico da competição

A primeira edição foi jogada em Buenos Aires no estádio do Vélez Sarsfield pelos campeões da Supercopa de 1988 a 1991, pela ordem de conquista: Racing-ARG, Boca Jr-ARG, Olímpia-PAR e Cruzeiro. Semifinais em jogo único, o Boca bateu os paraguaios enquanto que os brasileiros o Racing. Na final vitória boquense por dois a um. Já em 1995 e com um novo campeão (São Paulo), apenas Cruzeiro e Olímpia quiseram participar e ao empatar sem gols em Assunción, os mineiros venceriam no Mineirão pelo placar mínimo e ficariam com a taça.

Colocação ano a ano

Boca: o único clube argentino vencer as Copas Ouro e Master da Supercopa...


















...enquanto que o Cruzeiro é o único clube brasileiro a conquistar tal feito.













1992
Campeão Boca Jr-ARG
Vice Cruzeiro
Semifinalistas Olímpia-PAR e Racing-ARG

1995
Campeão Cruzeiro
Vice Olímpia-PAR


Copa Máster da Conmebol

Assim como a Copa Máster da Supercopa, essa tinha a intenção de reunir os campeões da Copa Conmebol de 1992 a 1995. Por isso é chamada de Supercopa Conmebol. Foi jogada apenas uma única vez, em 1996.

Histórico da competição

Em 1996 foi a única edição realizada do torneio, disputado em Cuiabá, Mato Grosso pelos quatro primeiros campeões da Copa Conmebol: Atlético Mineiro (1992), Botafogo (1993), São Paulo (1994) e Rosário Central-ARG (1995). Nas semifinais em partida única, o São Paulo aplicou uma goleada histórica no Botafogo (7x3) e se classificou para pegar o Atlético, que venceu o Rosário Central nos penaltis (10 a 9) após empate sem gols no tempo normal, reeditando a final da própria Conmebol meses antes. E por fim na decisão deu São Paulo, três a zero diante dos mineiros.

São Paulo: o campeão da única edição da competição
Colocação da única edição

1996
Campeão São Paulo
Vice Atlético Mineiro
Semifinalistas Rosário Central-ARG e Botafogo



Um comentário:

  1. A última edição da hoje extinta Copa Ouro Sul-Americana que foi realizada em agosto de 1996 em Manaus, Amazonas no Estádio Vivaldo Lima (atualmente Arena da Amazônia Vivaldo Lima) teve o Flamengo como campeão na final contra o São Paulo, os cariocas venceram por 3 a 1. Este jogo foi transmitido ao vivo pelo SBT com a narração de Silvio Luiz e comentários de Juarez Soares.
    Para quem não sabe ou não se lembra, neste jogo o Flamengo era treinado por Joel Santana e o São Paulo tinha Carlos Alberto Parreira (campeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa dos EUA em 1994) como treinador. Independente do Flamengo ter vencido o jogo, o time era melhor do que o São Paulo, Sávio marcou os três gols da vitória rubro negra, o colombiano Víctor Aristizábal descontou para o tricolor.
    Naquele 1996 o Flamengo tinha um bom time mas que poderia ter rendido muito mais (na verdade todos os times são bons seja no papel, na prancheta ou no tablet, mas é preciso ser realista: não adianta nada ter bons jogadores se o clube não fizer os gols, não ganhar os jogos e não conquistar títulos), o Flamengo conquistou naquele ano além da Copa Ouro apenas o título do Campeonato Carioca por antecipação por vencer os dois turnos.
    *1-Supercopa Libertadores (torneio também extinto)- Eliminado pelo Colo-Colo do Chile nas quartas de final

    *2-Copa do Brasil: eliminado pelo Cruzeiro na semifinal

    *3-Campeonato Brasileiro: não conseguiu avançar para a fase final (naquele ano era um mata mata de ida e volta entre os 8 melhores times da primeira fase, igual na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana) formato que muitos comentaristas defendem que deveria voltar no Campeonato Brasileiro.

    ResponderExcluir