Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Um pulinho pela segunda divisão dos campeonatos nacionais

Quinze dias atrás publicamos como andam os campeonatos nacionais dos países filiados a Conmebol. Hoje posto um resumo da segunda divisão desses mesmos países lembrando que dois ex-campeões da Libertadores jogam hoje no segundo nível de seus respectivos campeonatos nacionais: Argentinos Juniors e Vasco da Gama. Campeão da extinta Merconorte e quatro vezes vice da Libertadores, o América de Cáli também é outro time ilustre.

Argentina
Com a reestruturação das divisões do futebol argentino, a segunda divisão chamada por lá de Primeira B Nacional tem 22 times divididos em dois grupos de onze brigando por dez vagas (cinco por grupo) e nenhum descenso. Após treze rodadas no Grupo A San Martín de San Juan e Gimnasia y Esgrima de Jujuy dividem a liderança com 23 pontos. No B a liderança pertence ao Crucero del Norte também com 23 seguido de Unión Santa Fé com 22 e Temperley com 21. Campeão a Libertadores de 1985, o Argentinos Jrs é apenas o sétimo no Grupo A com 15 pontos e fora da zona de acesso.

Bolívia
Quinze clubes jogam a Nacional B que na primeira fase são divididos regionalmente em três grupos de cinco. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para o hexagonal final que classificará campeão e vice para a divisão principal. A competição teve apenas uma rodada até aqui pois começou nesse último fim de semana.

Brasil
Faltando apenas sete rodadas para o fim da Série B, a liderança pertence a Ponte Preta. A atual vice da Copa Sul-Americana tem 60 pontos, três a mais que o segundo colocado Joinville. Em terceiro aparece o Vasco da Gama com 54. Fechando o G-4 está o Avaí com 52. Há um bom tempo esses quatro times vêm estando na zona de classificação e muito difícil que deixem de subir. Com 50 pontos na quinta colocação o Ceará ainda tenta ameaçá-los.

Chile
Um total de catorze times vêm desde agosto jogando a Primera B de Chile onde apenas o campeão ascenderá a divisão de elite. Na primeira colocação aparece o San Luis de Quillota com 24 pontos em dez rodadas. Dividem o segundo lugar com sete pontos a menos o Santiago Morning e o tradicional Everton, rebaixado na última temporada.

Colômbia
A Primera B colombiana é dividido em Apertura e Finalización. Atualmente estamos na penúltima rodada do Finalización que apontará dos dezoito participantes, oito que irão para os mata-matas desse segundo torneio até que se chegue ao campeão que irá enfrentar na decisão o Jaguares, campeão do Apertura. Faltando uma rodada para o fim da primeira fase do Finalización estão nos mata-matas Deportes Quindio, Unión Magdalena e o próprio Jaguares. Outras seis equipes brigam pelas cinco vagas restantes, entre elas o América de Cali, tradissionalíssimo clube sul-americano que amarga a segunda divisão há três temporadas. O campeão da Primera B sobe direto enquanto que o vice joga um play-off contra o penúltimo da divisão principal.

Equador
Desde fevereiro doze times vêm se enfrentando por longos quatro turnos, num total de 44 jogos por time. Faltando sete rodadas para o fim da Série B equatoriana, a liderança está nas mãos do Aucas com 71 pontos, dois a mais que o River Ecuador. Em um torneio que sobem campeão e vice, ainda brigam pelo acesso o Técnico Universitário (64) e com um ponto a menos a Liga de Portoviejo.

Paraguai
Faltando apenas uma rodada para terminar a División Intermedia 2014, San Lorenzo e Deportivo Santaní já se garantiram na divisão principal. Ambos dividem a liderança com 54 pontos e se terminarem empatados em pontos um jogo extra definirá o campeão.

Peru
São dezesseis clubes se enfrentando em turno e returno onde após trinta rodadas apenas o campeão subirá para a primeira divisão. Faltando seis rodadas para o fim da Segunda División, o Deportivo Municipal lidera com 48 pontos, cinco a mais que o segundo colocado Alianza Huánuco. Tradicional clube peruano, o Sport Boys luta para não cair para a terceira divisão.

Uruguai
Ainda estamos na sexta rodada em um total de 28 jogos que cada time irá fazer. Rebaixado na última temporada, o Liverpool divide a primeira colocação com o Huracán e Cerro Largo, todos com treze pontos. Campeão e vice sobem direto enquanto que do terceiro ao sexto colocados jogam um play-off pela terceira vaga.

Venezuela
Participam dezenove equipes divididas em dois grupos regionais, um com dez e outro com nove. Ao fim dessa fase, avançam para a fase final os cinco melhores times de cada grupo, onde passam a se enfrentar em turno e returno até que os dois primeiros sobem para a primeira divisão. No Grupo Centro-Ocidental a liderança pertence ao Yaracuyanos com 21 pontos. No Grupo Centro-Oriental o líder é o Estudiantes de Caracas com 22.




Nenhum comentário:

Postar um comentário