Páginas

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Um pulinho pelos campeonatos nacionais da América do Sul

Aproveitando a parada da Copa Sul-Americana devido a data FIFA, contaremos pra você como andam os campeonatos nacionais da América do Sul:

Argentina
Em um campeonato disputado por vinte clubes, a liderança pertence ao River Plate com 22 pontos em dez rodadas, sendo ainda o único invicto da competição. Lanús com 20, Independiente com 19 e Atlético de Rafaela com 17 completam os quatro primeiros. Apenas o campeão garante vaga na Libertadores do ano que vem.

Bolívia
O Campeonato Boliviano é dividido em Apertura e Clausura. Atualmente joga-se o Apertura com liderança do Blooming (18 pontos) após dez rodadas, seguido por Wilstermann, San José e Real Potosí. O campeão garante vaga na Copa Libertadores de 2016 junto com o campeão do Clausura 2015, já que para a principal competição sul-americana do ano que vem irão participar Universitário de Sucre, The Strongest e San José, melhores colocados da temporada 2013-2014.

Brasil
No Brasileirão o Cruzeiro caminha a passos largos para o segundo título consecutivo. A vantagem para o segundo colocado (São Paulo) é de sete pontos faltando onze rodadas para o final. Praticamente classificado para a Copa Libertadores, o clube mineiro espera apenas quem ira lhe fazer companhia no torneio continental. Nesse momento seriam São Paulo, Internacional e Grêmio sendo que Corinthians, Atlético Mineiro, Santos e Fluminense correm por fora.

Chile
Pelo Apertura chileno a liderança pertence a Universidad de Chile, com nove vitórias em um empate nas dez partidas que fez aqui, tendo cinco pontos de vantagem em relação ao segundo colocado Colo Colo, que ganhou o Clausura no primeiro semestre desse ano e já está na Libertadores do ano que vem junto com o futuro campeão do Apertura 2014.

Equador
O Barcelona lidera a segunda etapa com 22 pontos após dez rodadas, cinco pontos a mais que o segundo colocado, o El Nacional. Campeão da primeira etapa, o Emelec já está na final do campeonato além de ter se classificado para a Libertadores do ano que vem. O campeão da segunda etapa junto com a equipe melhor classificada (o terceiro na classificação geral) também se garante na Libertadores. Nesse momento vai dando Barcelona, Emelec e Independiente del Valle.

Paraguai
Campeão do Apertura, o Libertad já está na próxima Libertadores. É o terceiro na tabela de classificação do atual Clausura estando quatro pontos atrás do Guarani e cinco do líder Cerro Porteño, este com 25 pontos em doze rodadas. Os dois últimos paraguaios finalistas da Libertadores (Nacional e Olímpia) dividem a quarta posição.

Peru
Depois de cinco rodadas do Clausura peruano, a liderança pertence ao Melgar com doze pontos, um a mais que o segundo colocado, o Alianza Lima. O campeão do Clausura enfrenta na final do Campeonato Peruano o Juan Aurich, campeão do Apertura. Ambos se garantem na Libertadores do ano que vem junto com o Alianza Lima, este por ter faturado o Torneo del Inca, que dava uma vaga a competição sul-americana.

Uruguai
O Campeonato Uruguaio é disputado igual a temporada européia. Estamos apenas na oitava rodada do primeiro turno (Apertura) e a liderança pertence ao Nacional com 21 pontos, dois a frente do Racing. Com dezesseis pontos, Defensor e Peñarol dividem a terceira posição. O campeão dos dois turnos decidem o campeonato além de se garantirem na Libertadores de 2016, já que na do ano que vem participam os três primeiros da temporada 2013-2014.

Venezuela
Líderes do torneio Apertura da temporada 2014-2015 do “Venezuelão,” Deportivo Táchira e Tucanes de Amazonas somaram até aqui dezessete pontos em oito rodadas. Deportivo La Guairá é o terceiro com dois pontos a menos. Os campeões de cada turno (Apertura 2014 e Clausura 2015) decidem o título e vão para a Libertadores 2016 junto com o melhor colocado na soma dos dois turnos tirando os campeões.





Nenhum comentário:

Postar um comentário