Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

O River não é tão freguês do Boca em Libertadores

Nas próximas duas quintas-feiras Boca e River disputarão entre si uma vaga para as quartas de final. O clássico deve parar não só Buenos Aires como também toda a Argentina. Em se tratando de Libertadores o Boca venceu as duas últimas disputas: quartas de final em 2000 e pelas semifinais de 2004. Talvez seja por isso que quando se fala no maior clássico argentino logo vem em mente a freguesia do Millo frente aos xeneizes, o que não é bem assim. O River já se deu bem diante do Boca, exatamente como nas semifinais da última Copa Sul-Americana.
Outro fato curioso é que sempre que se enfrentam um dos dois chegam à decisão. Foi assim em seis dos nove confrontos: 1966, 1977, 1978, 1986, 2000 e 2004.
Confira a seguir todas as vezes em que se enfrentaram pela Libertadores além de um resumo do grandioso confronto:


1966 River Plate
Aqui os dois se enfrentaram tanto pela primeira como pela segunda fase, graças ao confuso regulamento. Em um grupo com seis times apenas os dois primeiros avançavam, e deu exatamente a dupla argentina. O River venceu por 2 a 1 e depois perderia por 2 a 0. Na fase seguinte voltaram a cair no mesmo grupo e dessa vez somente o campeão passava às semifinais, e deu River, mesmo não tendo vencido seu rival nessa fase (empate por dois gols e derrota por um a zero).

1970 River Plate
De novo representando juntos a Argentina, o Boca venceu os dois jogos válidos pela primeira fase (3 a 1 e 2 a 1) e ambos se classificaram para a fase seguinte. E assim como há quatro anos atrás tiveram que se enfrentar novamente, e mais uma vez o Millonario seguiu adiante, agora com uma vitória  e um empate (1x0 e 1x1).

1977 Boca Juniors
Mesmo vencendo a metade dos oito jogos até aqui o Boca havia sido eliminado pelo seu arquirrival nas duas edições em que se encontraram. Mas em 1977 foi diferente: em um grupo na qual só o campeão avançava, os xeneizes terminaram na liderança deixando o River em segundo após vitória pelo placar mínimo e um empate sem gols. Mais tarde conquistaria o seu primeiro dos seis títulos na competição.

1978 Boca Juniors
Campeão da edição passada, o Boca entrou direto na fase semifinal e voltou a enfrentar o River no triangular que ainda tinha o Atlético Mineiro. Com um empate sem gols na primeira rodada e os brasileiros fora da jogada, restou a decisão para a final entre os dois com o River precisando vencer. Resultado: vitória boquense por dois a zero em pleno Monumental de Nuñez e mais uma final que terminou com o bicampeonato.

1982 River Plate
Quatro anos depois a vingança: River líder de seu grupo e classificado as semifinais e o Boca lanterna com apenas uma vitória. Entre os dois, empate sem gols e vitória do River por um a zero. Nas semifinais porém o clube argentino seria eliminado pelo futuro campeão Peñarol.

1986 River Plate
No ano do primeiro título da Libertadores o River venceu uma (1x0) e empatou outra (1x1) diante de seu maior rival. Avançou as semifinais e depois terminaria campeão. Assim, tanto Boca quanto River conquistariam a Libertadores após deixarem o outro para trás durante o torneio.

1991 Boca Juniors
Em um grupo de quatro times onde três se classificava sendo que os adversários da dupla eram bolivianos e o que aconteceu? Boca líder e River lanterna e eliminado ainda na primeira fase com direito a duas derrotas para o rival: 4 a 3 em La Bombonera e 2 a 0 no Monumental. E o Boca chegaria até as semifinais.

2000 Boca Juniors
Nas sete primeiras edições os confrontos foram por fase de grupos ou pelas semifinais com três times (triangulares). Já em 2000 foi pela primeira vez em um mata-mata. No Monumental vitória do River por dois a um. Na volta, vitória do Boca por sonoros três a zero e a classificação para as semifinais e depois o título.

2004 Boca Juniors
Quatro anos mais tarde o confronto foi válido pelas semifinais. Vitória boquense pela contagem mínima obrigava o River a vencer por dois gols de diferença na volta. E o Millonario até abriu o marcador, mas a poucos minutos do fim o Boca empata e fica perto da final. Nos acréscimos porém o gol salvador leva a decisão para os pênaltis, onde os xeneizes apenas adiaram a festa de avançar a final, que seria perdida (também nos pênaltis) para o Once Caldas.


Boca Juniors x River Plate em Libertadores

22 jogos
10 vitórias do Boca
  6 empates
  6 vitórias do River
28 gols do Boca
19 gols do River

5 vezes Boca eliminou o River 1977, 1978, 1991, 2000 e 2004
4 vezes River eliminou o Boca 1966, 1970, 1982 e 1986

No Monumental de Nuñez
11 jogos 6 vitórias do River, 2 empates e 3 vitórias do Boca

Na Bombonera
11 jogos 7 vitórias do Boca e 4 empates



Nenhum comentário:

Postar um comentário