Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Apenas nove finais entre ex-campeões da Libertadores

Diferente do ano passado quando não tivemos nenhum ex-campeão da Libertadores entre os semifinalistas, nessa edição River Plate e Internacional representam os clubes vitoriosos da principal competição sul-americana. E caso confirmem a passagem para a final, ambos farão apenas a décima decisão entre ex-campeões, isso em 56 anos de Libertadores. Na média dá mais ou menos uma final entre seis.
A primeira decisão entre clubes que já haviam levantado a Libertadores aconteceu em 1965 entre o detentor do título Independiente e o Peñarol, que naquela altura já era bicampeão, feito igualado pelos argentinos com a derrota uruguaia. Cinco anos depois o mesmo Peñarol já tricampeão decidiria com outro argentino, o Estudiantes. De novo perderia a final e também seria igualado em número de conquistas.
As duas próximas decisões envolveriam o Grêmio: em 1984 um ano após o título inédito o clube gaúcho seria derrotado pelo Independiente e onze anos depois a final seria contra o Nacional colombiano, dessa vez com triunfo gremista.
Se nos primeiros quarenta anos de Libertadores tivemos apenas quatro decisões entre ex-campeões, de 2000 pra cá esse número dobrou: foram cinco em apenas quinze edições, dando uma média de uma final a cada três. O Boca decidiu três vezes, todas contra brasileiros e venceu todas (Palmeiras em 2000, Santos em 2003 e Grêmio em 2007). Em 2009 tivemos o Estudiantes batendo na final o Cruzeiro e dois anos depois a última final entre ex-campeões representada por Santos x Peñarol, com triunfo dos brasileiros. Curiosamente, toda vez que um argentino decidiu contra um ex-campeão acabou faturando o título, enquanto que o Peñarol perdeu todas as três finais disputadas.
E em 2015, teremos a décima?


finais entre ex-campeões

1965 Independiente-ARG x Peñarol-URU
1970 Estudiantes-ARG x Peñarol-URU
1984 Independiente-ARG x Grêmio
1985 Grêmio x Nacional-COL
2000 Boca Jrs-ARG x Palmeiras
2003 Boca Jrs-ARG x Santos
2007 Boca Jrs-ARG x Grêmio
2009 Estudiantes-ARG x Cruzeiro
2011 Santos x Peñarol-URU


Nenhum comentário:

Postar um comentário