Páginas

sábado, 5 de dezembro de 2015

Libertadores 2016: Mais equipes se classificaram



No dia 15 do mês passado postamos a lista com os times que já haviam se garantido na Copa Libertadores 2016. Hoje, exatos três semanas atualizaremos essa lista com os novos classificados:


Argentina - 6 vagas, 5 definidas

River Plate campeão da Copa Libertadores
Boca Jrs campeão argentino e da Copa Argentina
San Lorenzo vice campeão argentino
Rosário Central vice campeão da Copa Argentina
Huracán melhor argentino na Copa Sul-Americana

Quase lá
Racing e Independiente (finalistas da Liguilla Pré-Libertadores)

A sexta e última vaga ficará com o campeão da Liguilla Pré-Libertadores, que tem os arquirrivais Racing e Independiente se enfrentando na final. Como venceu por 2 a 0 na casa do Independiente no primeiro jogo da decisão e podendo perder em casa, dificilmente o Racing deixará de se classificar e fazer companhia ao Huracán na fase Pré-Libertadores.


Bolívia - 3 vagas, todas definidas

Bolívar campeão do Apertura 2014 e do Clausura 2015
The Strongest melhor colocado somando os torneios Apertura e Clausura
Oriente Petrolero segundo melhor somando os torneios Apertura e Clausura

Na Bolívia se classificam os campeões dos torneios Apertura e Clausura mais o time com a melhor pontuação da classificação geral. Como o Bolívar venceu os dois torneios abriu-se mais uma vaga, que ficou com o segundo melhor time somando Apertura e Clausura, no caso o Oriente Petrolero.


Brasil - 5 vagas, 4 definidas

Corinthians campeão do Campeonato Brasileiro
Atlético Mineiro vice ou terceiro do Campeonato Brasileiro
Grêmio vice ou terceiro do Campeonato Brasileiro
Palmeiras campeão da Copa do Brasil

Quase lá
São Paulo ou Internacional (quem terminar em quarto no Campeonato Brasileiro)

Corinthians, Atlético Mineiro e Grêmio se classificaram via Brasileirão enquanto que o Palmeiras graças ao título da Copa do Brasil. Todos esses times entram na fase de grupos. O representante do país na fase Pré-Libertadores sairá de São Paulo ou Internacional. A vantagem dos paulistas é de dois pontos, e em caso de igualdade de pontos a decisão ficará no saldo de gols que nesse momento é favorável ao São Paulo. Resta ao Inter vencer e torcer por derrota dos paulistas.


Chile - 3 vagas, 2 definidas

Cobresal campeão do Clausura 2015
Universidad de Chile campeão da Copa Chile

Quase lá
Colo Colo ou Universidad Católica (campeão do Apertura 2015)

O time do Cobresal está na Copa Libertadores 2016 como vencedor do Clausura, que foi disputado no primeiro semestre assim como a Universidad de Chile, campeã da Copa Chile. A última vaga ficará com o campeão do Apertura, sendo que faltando apenas uma rodada para o fim a liderança pertence ao Colo Colo, que briga pelo título contra Universidad Catolica. Dois pontos separam os times e em caso de igualdade será jogada uma partida-desempate para definir o campeão.


Colômbia - 3 vagas, 1 definida

Deportivo Cali campeão do Apertura 2015

Quase lá
Santa Fé (finalista da Copa Sul-Americana)

O único colombiano garantido até aqui é o Deportivo Cali, como campeão do Apertura. Atualmente estão disputando a fase de quartas de final do Finalización, com definição do campeão só daqui a duas semanas. Caso o Santa Fé vença a Copa Sul-Americana ele entra na vaga do melhor time na soma dos torneios Apertura e Finalización, que na prática seria o terceiro colocado no geral.


Equador - 3 vagas, 1 definida

LDU campeão ou vice do Campeonato Equatoriano

Quase lá
Emelec e Independiente del Valle (segundo e terceiro na classificação geral)


No Equador se classificam os três primeiros colocados do campeonato nacional. Como já está na final por ser o vencedor da primeira etapa, a LDU vai lutar pelo bi da Libertadores no ano que vem. As outras duas vagas ficarão com o campeão da segunda etapa e o time não-finalista que somar mais pontos na classificação geral. No momento a liderança da segunda etapa também está nas mãos da LDU com 39 pontos, dois a mais que Emelec e três para a Universidad Católica faltando apenas duas rodadas para o fim. Caso a Universidad Católica não vença a segunda etapa, ficando fora da final do Campeonato Equatoriano as outras duas vagas do país ficarão com Emelec e Independiente del Valle. Se vencer entra somente o Emelec.


Paraguai - 3 vagas, 2 definidas

Cerro Porteño campeão do Apertura 2015
Guaraní melhor time na soma dos torneios Apertura 2015 e Clausura 2015

Quase lá
Olímpia (líder do Clausura 2015)

A outra equipe que fará companhia a Cerro Porteño e Guaraní é o campeão do Clausura 2015. No momento a liderança pertence ao Olímpia, com dois pontos de vantagem sobre o segundo colocado Cerro faltando apenas uma rodada para o fim. Caso perca o Clausura para o maior rival, o Olímpia pode ser ultrapassado pelo Libertad, quarto na classificação geral com três pontos a menos.


Peru - 3 vagas, nenhum definido

Quase lá
Sporting Cristal, Universidad César Vallejo, Melgar e Real Garcilaso (semifinalistas do Campeonato Peruano)

É o único dos dez países sul-americanos que não tem nenhum time classificado. Garantem vaga os três primeiros colocados do Campeonato Peruano. Após duas fases classificatórias os quatro melhores se classificaram para as semifinais, onde os vencedores decidem o título e entram na fase de grupos da Libertadores.


Uruguai - 3 vagas, todas definidas

Nacional campeão do Campeonato Uruguaio
Peñarol vice do Campeonato Uruguaio
River Plate terceiro do Campeonato Uruguaio

Definidos os participantes desde julho, pois a temporada do futebol uruguaio começa no segundo semestre do ano anterior e termina no primeiro semestre do ano seguinte. Campeão do primeiro turno, o Nacional fez a final contra o Peñarol , que venceu o segundo turno. O River Plate ficou com a terceira vaga pois foi o melhor colocado na classificação geral tirando os finalistas.


Venezuela - 3 vagas, todas definidas

Trujillanos campeão do Apertura 2014
Deportivo Táchira campeão do Clausura 2015
Caracas maior pontuados somando os torneios Apertura 2014 e Clausura 2015

Assim como o Uruguai, a Venezuela também há algum tempo já havia definido seus representantes na Copa Libertadores 2016.



os mexicanos

Como não pertencem a Conmebol, os clubes mexicanos não indicam seus campeões pois os mesmos jogam a Liga dos Campeões da Concacaf. Assim as vagas são distribuídas aos dois melhores colocados do Campeonato Mexicano que não se classificaram para a competição acima mencionada, além do campeão da Supercopa Mexicana do ano anterior. Os três representantes são: Pumas, Toluca e Puebla, este último começando na fase Pré-Libertadores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário