Páginas

sábado, 12 de março de 2016

Vitória dos uruguaios no Brasil



A vitória do Nacional sobre o Palmeiras na quarta-feira foi a terceira em 23 partidas jogadas no Brasil. Antes o time uruguaio já havia vencido o próprio Palmeiras em 1971 e o Vasco na edição de 2012.
Ao todo oito times diferentes do Uruguai jogaram no Brasil em um total de 57 jogos sendo que voltaram vitoriosos para casa em oito oportunidades. Empataram outras onze partidas e perderam 38.
Quem mais visitou o Brasil foi o Nacional com 23 jogos, seguido do Peñarol com dezessete, Defensor com oito, Danúbio com três e mais quatro times com apenas um jogo (Fénix, Racing, Cerro e Liverpool). Apenas os três que mais jogaram aqui foram os que saíram com vitória: Peñarol com quatro, Nacional com três e Defensor com uma. Todos os outros times voltaram derrotados para casa.
Peñarol e Defensor foram os que mais visitaram o Brasil em uma mesma edição: três vezes cada. O Peñarol em 1982 quando caiu no grupo de São Paulo e Grêmio e depois enfrentou o Flamengo nas semifinais e o Defensor em 2007 ao enfrentar o Santos na fase de grupos e Flamengo e Grêmio nos mata-matas. A maior vítima dos uruguaios em casa é o Palmeiras, com duas derrotas e ambas para o Nacional.



1962 Santos 2x3 Peñarol (final)
1971 Palmeiras 0x3 Nacional (fase semifinal)
1982 São Paulo 0x1 Peñarol (1ª fase)
         Grêmio 1x2 Defensor (1ª fase)
         Flamengo 0x1 Peñarol (fase semifinal)
2011 Internacional 1x2 Peñarol (oitavas)
2012 Vasco 1x2 Nacional (1ª fase)
2016 Palmeiras 1x2 Nacional (1ª fase)


Em 1962 Santos e Peñarol decidiram a Libertadores numa melhor de três sendo que o time brasileiro venceu no Uruguai, perdeu e casa e depois voltou as vencer em campo-neutro. Nove anos depois foi a vez do Palmeiras perder em casa para o Nacional na fase semifinal que ainda tinha o Universitário-PER. No ano de 1982 os uruguaios jogaram cinco vezes no Brasil e voltaram para casa com três vitórias. Depois disso os brasileiros só voltariam a perder em casa para um time uruguaio quase trinta anos depois quando o Internacional foi eliminado nas oitavas pelo Peñarol, sendo essa a única eliminação brasileira em mata-matas para times do Uruguai e as últimas vitórias do Nacional diante de Vasco e Palmeiras foram válidas pela fase de grupos. Esse ano o River Plate estreiará no Brasil quando enfrentar o Palmeiras em abril.



Nenhum comentário:

Postar um comentário