Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Libertadores: As chances de cada time de se classificar




Na penúltima semana de jogos da primeira fase da Copa Libertadores 2016 teremos as definições dos classificados dos Grupos 2, 5 e 7, que terão as suas últimas rodadas nessa semana. No geral temos cinco times já classificados, seis eliminados e os outros 21 times brigando pelas onze vagas restantes.
Apenas um grupo está definido, o 7 com as classificações de Pumas-MEX e Deportivo Táchira-VEN. Em três grupos temos três times brigando por duas vagas (1, 5 e 8); dois grupos com três times disputando apenas uma vaga (4 e 6); um grupo com dois times disputando a última vaga (Grupo 2) e por fim um único grupo onde todos os quatro times têm chances, que é o Grupo 3.
Segue abaixo as chances de classificação dos que ainda brigam pelas vagas e o que cada um deve fazer, além do simulador das oitavas de final, isto é, como é que seriam os confrontos caso a fase de grupos da Copa Libertadores terminasse hoje:



Grupo 1 River Plate 8, The Strongest 7, São Paulo 5 e Trujillanos 1

River Plate com 8 pontos, garante a vaga se somar mais dois. Só fica de fora das oitavas se perder as duas partidas.
The Strongest se vencer se classifica antecipadamente caso o São Paulo no máximo empate com o River.
São Paulo precisa vencer as duas partidas. Com uma vitória e um empate precisaria torcer por derrotas de River e Strongest para o Trujillanos.
Trujillanos eliminado.


Grupo 2 Nacional 9, Rosário Central 8, Palmeiras 5 e River Plate 3

Nacional já classificado, precisa apenas de um empate para garantir a primeira colocação do grupo.
Rosário Central um simples empate basta para avançar, se perder torce por pelo menos um empate do Palmeiras.
Palmeiras precisa vencer por no mínimo três gols de diferença e torcer por derrota do Rosário. Dependendo da derrota dos argentinos talvez a vaga venha com uma vitória simples.
River Plate eliminado.


Grupo 3 Racing 8, Boca Jrs 6, Bolívar 4 e Deportivo Cali 2

Racing só será eliminado se perder as duas últimas partidas.
Boca Jrs se vencer o Racing na próxima rodada se classifica. Se empatar, dependendo dos outros resultados pode garantir a vaga com um empate na última rodada.
Bolívar vencendo as duas partidas estará nas oitavas. Se vencer apenas uma torce por duas derrotas do Boca.
Deportivo Cali tem que vencer os dois jogos e torcer por duas vitórias do Racing. Só assim superará Boca e Bolívar.


Grupo 4 Nacional 12, Huracán 6, Sporting Cristal 4 e Peñarol 1

Nacional  já classificado, só perde o primeiro lugar se for derrotado nas duas últimas partidas e o Huracán vencer as duas e ainda descontar onze gols de saldo!
Huracán estará nas oitavas se vencer os dois jogos. Se vencer o próximo se garante caso o Sporting Cristal não vença o Nacional.
Sporting Cristal precisa vencer os dois jogos e torcer por tropeço do Huracán. Caso contrário a decisão será no saldo, favorável nesse momento para os argentinos (0 a -4).
Peñarol difícil, mas não impossível de se classificar: precisa vencer Huracán e Sporting Cristal e torcer pelos mesmos perderem para o já classificado Nacional.


Grupo 5 Atlético e Independiente del Valle 10, Colo Colo 8 e Melgar 0

Atlético Mineiro só um desastre o tira das oitavas: teria que perder de goleada para o já eliminado e zerado Melgar e ainda o Colo Colo vencer o Independiente del Valle.
Independiente del Valle basta empatar fora de casa com o Colo Colo. Se perder depende de uma façanha e tanto do Melgar.
Colo Colo somente a vitória garante o time chileno nas oitavas.
Melgar eliminado.


Grupo 6 Toluca 10, Grêmio 5, LDU e San Lorenzo 3

Toluca já classificado e mais um ponto garante o primeiro lugar do grupo.
Grêmio só depende de si: se vencer as duas partidas avança; a vaga pode até vir antecipadamente em caso de vitória sobre a LDU e derrota do San Lorenzo para o Toluca.
San Lorenzo precisa vencer os dois jogos e torcer por uma derrota do Grêmio.
LDU apesar da lanterna, vencendo as duas partidas avança, já que terá confronto direto contra brasileiros e argentinos.


Grupo 7 Pumas 12, Táchira 9, Emelec e Olímpia 4

Pumas – já classificado e só perde a liderança do grupo se for goleado e o Táchira também golear, descontando uma diferença de nove gols de saldo.
Deportivo Táchira – classificado, deve avançar como segundo da chave.
Emelec eliminado.
Olímpia eliminado.


Grupo 8 Corinthians 10, Santa Fé 8, Cerro Porteño 7 e Cobresal 0

Corinthians caso o Cerro não vença o Cobresal entra na última rodada classificado, do contrário basta um empate simples diante do lanterna.
Santa Fé se vencer o Cerro Porteño na última rodada avança. O empate só serve caso o time paraguaio consiga a façanha de perder para o Cobresal.
Cerro Porteño com mais dois jogos por fazer, caso vença o Cobresal joga por um empate na última rodada; senão precisa vencer o Santa Fé no confronto direto.
Cobresal eliminado.



como seriam os confrontos das oitavas nesse momento


Baseado nos times que estão na zona de classificação e critérios de desempate, os oito confrontos seriam esses:

Nacional-COL x Grêmio
Pumas-MEX x Huracán-ARG
Atlético Mineiro x Boca Jrs-ARG
Toluca-MEX x The Strongest-BOL
Corinthians x Santa Fé-COL
Nacional-URU x Rosário Central-ARG
River Plate-ARG x Deportivo Táchira-VEN
Racing-ARG x Independiente del Valle-EQU


Melhor time da primeira fase, o Nacional da Colômbia encararia o Grêmio, no momento o pior dos segundos colocados e o vencedor desse confronto pegaria Racing ou Independiente del Vall nas quartas; já quem passasse de Pumas x Huracán enfrentaria quem viesse de River x Táchira. O terceiro confronto das quartas de final reuniria os vencedores de Atlético x Boca contra Nacional x Rosário Central e por fim o vitorioso de Toluca x The Strongest pegaria o classificado de Corinthians x Santa Fé.
Para que haja representantes de todos os onze países participantes da Libertadores nas oitavas de final teriam que se classificar: The Strongest-BOL no Grupo 1 ou  Bolívar-BOL no 3; Sporting Cristal-PER no Grupo 4; Colo Colo-CHI no Grupo 5; LDU-EQU no 6 e por fim o Cerro Porteño-PAR no Grupo 8.






Nenhum comentário:

Postar um comentário