Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Uma volta pelos campeonatos nacionais da América do Sul

Alguns campeonatos nacionais do nosso continente estão na reta final, e o blog preparou um resumo para que você fique por dentro do que anda acontecendo em cada país filiado à Conmebol:


Argentina (Primera División)
Liderança nas mãos do Estudiantes

Em um campeonato de trinta times, já tivemos um terço das rodadas e a liderança é do Estudiantes, 26 pontos e único invicto da competição. San Lorenzo e Newell’s Old Boys dividem a segundo colocação com 21 pontos. Ainda na zona de classificação para a Copa Libertadores de 2018 aparecem Boca (19) e Racing (18).


Bolívia (Torneo Apertura)
Título deve ficar em La Paz

Na Bolívia a temporada é dividida em dois torneios curtos (Apertura e Clausura). O líder do Apertura 2016 é o Bolívar com 32 pontos, três a mais que seu arquirrival The Strongest. Na terceira posição está o Oriente Petrolero, com 24 pontos e faltando oito rodadas para o fim dificilmente o título deixará de ir pra capital. Atual campeão, o Wilstermann é apenas o nono colocado entre doze participantes.


Brasil (Série A)
Palmeiras a um ponto do título

A torcida do Palmeiras conta os minutos para soltar o grito de campeão preso desde a última conquista há 22 anos, pois a diferença para o vice-líder Santos é de seis pontos (74 a 68). E faltando apenas duas rodadas para o término do campeonato o time verde e branco só deixa o título escapar se perder os dois jogos que restam e o Santos também vencer os dois, pois se ambos empatarem em pontos o ex-time de Neymar leva o caneco, pois terminaria com mais vitórias, primeiro critério de desempate.


Chile (Torneo Apertura)
Equilíbrio total

A diferença do líder Deportes Iquique para o quarto colocado O’Higgins é de apenas quatro pontos (24 a 20). Entre os dois aparecem a Universidad Católica com 22 e o Unión Española com 21. Faltando apenas três rodadas para o término do Apertura tudo pode acontecer, tanto algum time conquistar o título por antecipação como ficar tudo para a última rodada.


Colômbia (Torneo Finalización)
Inicio dos mata-matas

A primeira fase em que os vinte times se enfrentaram em turno único e os oito melhores avançaram a fase de mata-matas terminou nesse final de semana com o Nacional terminando na liderança geral (37 pontos), três a mais que o vice-líder Deportivo Cali. Agora os classificados se enfrentam em jogos de ida e volta com os vencedores avançando as semifinais. De um lado da chave teremos o tira-teima entre os times de Medellín e Bogotá com os confrontos entre Nacional x Millonarios e Santa Fé x Indepediente Medellín. Do outro lado o Deportivo Cali enfenta o Atlético Bucaramanga enquanto que Tolima x Patriotas completam as quartas de final.


Equador (Série A)
Título do Barcelona pode ser sobre o arquirrival

Campeão do primeiro turno e já classificado para a final, o Barcelona lidera também o segundo com sete pontos de vantagem para o segundo colocado e arquirrival Emelec, isso faltando apenas três rodadas para o fim. Como as duas equipes se enfrentam no próximo final de semana e somente ambos brigam pelo título do segundo turno (chamado no país de etapa) basta apenas um ponto para o Barcelona festejar seu 14° Campeonato Equatoriano, já que não há final caso um clube vença os dois turnos.


Paraguai (Torneo Clausura)
Somente Guarani e Olímpia na disputa

Faltando quatro rodadas para o término do Clausura 2016, a liderança pertence ao Guarani (42 pontos), cinco a mais que o segundo colocado Olímpia e treze do Libertad, clube que ocupa a terceira posição. Nesse caso somente os dois primeiros colocados estão na disputa do título. Somando os pontos do Clausura com o Apertura, que é o que determina as vagas para as competições continentais, o Cerro Porteño aparece apenas na quinta posição e sem chances matemáticas de participar da Libertadores do ano que vem.


Peru (Descentralizado)
Definidos os semifinalistas

Em sua centésima edição, o campeonato desse ano é disputado sob um regulamento pra lá de confuso: dois turnos (Apertura e Clausura), uma fase onde os dezesseis times são divididos em dois grupos de oito cada, chamada de Liguilla e ao final de tudo isso os  quatro melhores colocados somando a pontuação das três fases avançam as semifinais (1° x 4° e 2° x 3°) onde aí sim os vencedores decidem o título.
Faltando uma rodada para o fim da tal Liguilla os semifinalistas da edição de número cem do Campeonato Peruano já estão definidos: Sporting Cristal, Melgar, Universitário e Deportivo Municipal.


Uruguai (Transición)
Nacional x pequenos

A edição do Campeonato Uruguaio – Transición 2016 será curta e sendo realizado somente nesse semestre para ajustar a temporada do ano que vem, já que o calendário europeu será abolido, voltando então a ocupar o ano todo como era até 2005. Por isso o nome Transición, que será classificatório apenas para a Copa Sul-Americana do ano que vem, pois os representantes o país na próxima Libertadores foram definidos na temporada 2015-2016. E no Transición o Nacional divide a liderança com o Danúbio (25 pontos). Wanderers e Liverpool vêm juntos na terceira posição com três pontos atrás da dupla de líderes. Já o Peñarol amarga apenas o nono lugar e sem chance de título.


Venezuela (Primera División)
Zamora espera seu adversário na final

O Campeonato Venezuelano é decidido entre os campeões dos dois torneios curtos (Apertura e Clausura). Ambos são disputados no sistema todos contra todos em um único turno onde os oito primeiros avançam aos mata-matas dentro do próprio torneio curto até que se chegue ao campeão. Vencedor do Apertura, o Zamora já está na final do Campeonato Venezuelano e espera apenas o vencedor do Clausura para decidir o título, torneio esse que terá sua final na próxima semana entre Zulia e Deportivo Táchira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário