Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Como estão (ou terminaram) os campeonatos nacionais da América do Sul

No fim de novembro, um pouco antes do desastre aéreo que infelizmente vitimou a Chapecoense havíamos postado um resumo dos campeonatos nacionais da América do Sul. Hoje é a vez de atualizarmos e também de relacionar os classificados para a Copa Libertadores do ano que vem:


Argentina (Primera División (2016-2017)
Liderança muda de mãos

Após treze rodadas de um total de trinta que serão jogadas até o final de maio do ano que vem, a liderança que pertencia ao Estudiantes agora está nas mãos do Boca (28 pontos). Com um ponto a menos, o time de La Plata agora divide a vice-liderança com o San Lorenzo. Lanús e Newell’s Old Boys completam o grupo dos times que estariam na Copa Libertadores de 2018.

representantes da Copa Libertadores 2017

Das seis vagas, cinco ficaram com os primeiros colocados do Campeonato Argentino finalizado no primeiro semestre: Lanús (campeão), San Lorenzo (vice), Estudiantes (3° colocado), Godoy Cruz (4° colocado) e Atlético Tucumán (5° colocado), sendo que este último entra nas fases preliminares. A última vaga será conhecida amanhã quando River Plate e Rosário Central decidirem em partida única a Copa Argentina, com o campeão avançando à competição continental.


Bolívia (Torneo Apertura 2016-2017)
Título ficará em La Paz

Faltando somente duas rodadas para o encerramento do Apertura 2016 a liderança pertence ao Bolívar, com apenas um ponto de vantagem para seu maior rival The Strongest. A metade azul de La Paz pode até comemorar o título já na próxima rodada, desde que vença o Blooming em casa e o Strongest perca para o Oriente Petrolero, abrindo quatro pontos de vantagem.

representantes na Copa Libertadores 2017

As quatro vagas já foram definidas desde o fim do Clausura 2016, que encerrou a temporada iniciada no ano anterior: Sport Boys Warnes (campeão do Apertura 2015), Jorge Wilstermann (campeão do Clausura 2016), mais os dois melhores colocados somando os pontos dos torneios Apertura e Clausura, no caso The Strongest e Universitário de Sucre. Apenas Sport Boys e Wilstermann entrarão direto na fase de grupos.


Brasil (Série A 2016)
Palmeiras campeão após 22 anos

Com oitenta pontos em 38 jogos e líder em quase todos os quesitos, o Palmeiras foi o grande campeão do Brasileirão, competição que não vencia desde 1994. Por outro lado o Internacional acabou rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez em sua história, no ano em que completa uma década do título mundial.

representantes na Copa Liberatdores 2017

O futebol brasileiro será representado por nada mais nada menos que oito clubes, sendo os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro: Palmeiras (campeão), Santos (vice), Flamengo (3° colocado), Atlético Mineiro (4°), Botafogo (5°) e Atlético Paranaense (6°). Também se garantiram o Grêmio, como campeão da Copa do Brasil e a Chapecoense, aclamada pela Conmebol como campeã da Copa Sul-Americana. Somente Botafogo e Atlético Paranaense não começam na fase de grupos.


Chile (Torneo Apertura 2016-2017)
Universidad Católica bicampeã

Campeã do Clausura no primeiro semestre, a Universidad Católica venceu também o Apertura na semana passada, conquistando assim o primeiro bicampeonato de sua história. Os outros grandes do país fizeram campanhas bem modestas: o Colo Colo terminou em quinto e a Universidad de Chile uma posição abaixo.

representantes na Copa Libertadores 2017

Como já estava classificado para a Libertadores por ter vencido o Clausura, a vaga do campeão do Apertura ficou com o vice Deportes Iquique. Restam ainda mais duas vagas na qual os classificados entrarão nas fases eliminatórias: o campeão da Copa Chile, cuja final será entre Colo Colo x Everton e o vencedor do duelo de vices do Clausura e Apertura, decisão essa que por enquanto estarão presentes o Colo Colo (vice do Clausura) e Unión Española (3° do Apertura, pois o vice foi o Deportes Iquique). Caso o Colo Colo fature a Copa Chile, o O’Higgins (3° do Clausura) entra no seu lugar para enfrentar o Unión Española.


Colômbia (Torneo Finalización 2016)

Entre hoje e domingo teremos a decisão do Finalización entre Santa Fé e Tolima, que despacharam nas semifinais respectivamente Nacional e Atlético Bucaramanga.

representantes na Copa Libertadores 2017

A Colômbia terá cinco representantes na Libertadores do ano que vem: além do atual campeão Nacional, garantiram vaga também o Independiente Medellín como campeão do Apertura 2016 mais Santa Fé e Millonarios, os dois melhores da classificação geral somando os dois torneios. Se vencer o Santa Fé na decisão do Finalización a última vaga ficará com o Tolima; caso perca entra o Junior, terceiro maior pontuador da temporada.


Equador (Série A 2016)
Barcelona campeão pela 15ª vez

O Campeonato Equatoriano é disputado em dois turnos, chamado por lá de Etapas onde os vencedores decidem o título. Mas esse ano nem precisou de uma final, pois o Barcelona venceu as duas etapas sendo campeão direto. Seu arquirrival Emelec terminou com o vice-campeonato.

representantes na Copa Libertadores 2017

Além do campeão Barcelona e do vice Emelec, garantiram-se na Libertadores do ano que vem o El Nacional (3° colocado) e o atual vice da competição continental, o Independiente del Valle, que terminou o Campeonato Equatoriano na quarta posição.


Paraguai (Torneo Clausura 2016)
Guarani campeão

Após terminar em quarto no Apertura do primeiro semestre, o Guarani surpreendeu a todos e venceu o Clausura com uma rodada de antecedência ao abrir quatro pontos de vantagem para o segundo colocado Olímpia, encerrando um tabu de seis anos sem conquistas nacionais.

representantes na Copa Libertadores 2017

Três das quatro vagas já estão definidas: Libertad (campeão do Apertura), Guaraní (campeão do Clausura) e Olímpia, este como melhor classificado na soma dos dois torneios. Resta ainda uma vaga que será disputada na última rodada por Deportivo Capiatá, Cerro Porteño e Sol de América, respectivamente quarto, quinto e sexto colocados da classificação geral.


Peru (Descentralizado 2016)
Campeão será conhecido no domingo

Depois de dois turnos, uma terceira fase onde os times foram divididos em dois grupos e uma semifinal com os quatro sobreviventes, a centésima edição do Campeonato Peruano chega ao fim neste domingo com a decisão entre Melgar e Sporting Cristal, curiosamente finalistas do ano passado, quando o título acabou nas mãos do time de Arequipa. Agora o Sporting tenta dar o troco para não perder duas decisões seguidas para o mesmo adversário. No jogo de ida da final deu empate (1 a 1)

representantes na Copa Libertadores 2017

Além dos finalistas que entrarão diretamente na fase de grupos, Universitário e Deportivo Municipal também estarão na Libertadores do ano que vem.


Uruguai (Torneo de Transición 2016)
Nacional campeão

Como o Campeonato Uruguaio deixará de ser disputado no formato do calendário europeu a partir do ano que vem e passando a ocupar o ano todo, a federação local criou o Transición (torneio curto de apenas um semestre) nessa segunda metade do ano para adequar a temporada, torneio esse vencido pelo Nacional. O Peñarol fez uma das piores campanhas de sua história ao terminar em 14° lugar entre dezesseis clubes.

representantes na Copa Libertadores 2017

Até o mês passado os três representantes do país foram conhecidos ainda no primeiro semestre com o fim da temporada 2015-2016: Peñarol (campeão), Nacional (vice) e Plaza Colonia (3° colocado). Com a criação da quarta vaga, resolveu que ela seria do campeão do Transición que fora conquistado pelo Nacional. Como este já estava classificado o vice Wanderers herdou a vaga.


Venezuela (Primera División 2016)
Zamora campeão

O Campeonato Venezuelano encerrou-se neste último domingo com a final ente Zamora (campeão do Apertura) e Zulía (campeão do Clausura), vencida pelo Zamora.

representantes na Copa Libertadores 2017


Além do campeão Zamora e do vice Zulía, os dois melhores da classificação geral somando os pontos obtidos no Apertura e Clausura também se garantiram na Libertadores: Carabobo e Deportivo Táchira. O que chama a atenção é que estes dois times que disputarão as fases preliminares terminaram com mais pontos que os finalistas do campeonato, com o Carabobo sendo o primeiro na classificação geral, o Táchira em segundo, o campeão Zamora o terceiro e o Zulía apenas o sétimo na soma dos dois torneios curtos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário