Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Final do Mundial de Clubes 2016



Não será desta vez que a América do Sul terá novamente um clube campeão mundial: com a surpreendente e vexatória eliminação do Nacional-COL para os japoneses do Kashima Antlers, o continente entra em seu quarto ano de jejum. E o mais intrigante é que nas últimas dez edições os clubes sul-americanos venceram apenas uma vez (Corinthians em 2012), perderam cinco decisões, marcaram apenas quatro gols nos europeus e o pior, em três ocasiões foram eliminados nas semifinais. Já os europeus só ficaram de fora da primeira edição organizada pela FIFA em 2000.
Dois jogos foram realizados na quarta-feira em Osaka: na preliminar da semifinal entre Nacional x Kashima tivemos a disputa de 5° lugar entre Jeonbuk Hyundai-COR x Mamelodi Sundowns-AFS, vencida pelos sul-coreanos por 4 a 1. Depois, a vitória japonesa diante do campeão da Libertadores por 3 a 0
Na quinta foi a vez de Real Madrid-ESP x América-MEX duelarem pela outra vaga da decisão em Yokohama onde os espanhóis venceram por 2 a 0, garantindo o país na terceira final seguida de mundial.
No próximo domingo em Yokohama teremos a inédita decisão entre Europa e Ásia, representadas respectivamente por Real Madrid e Kashima Antlers. Antes, a disputa de 3° lugar entre Nacional x América, confronto com cara de Libertadores:


disputa 5° lugar

14/12 quarta-feira
Jeonbuk Hyundai-COR 4x1 Mamelodi Sundowns-AFS (Osaka)


semifinais

14/12 quarta-feira
Nacional-COL 0x3 Kashima Antlers-JAP (Osaka)
Real Madrid-ESP 2x0 América-MEX (Yokohama)


disputa 3° lugar

18/12 domingo
Nacional-COL x América-MEX (Yokohama)


final

18/12 domingo
Real Madrid-ESP x Kashima Antlers-JAP (Yokohama)


confrontos entre europeus e asiáticos em mundiais

A história dos mundiais registra sete confrontos entre europeus e asiáticos e em todos os times da Europa saíram vitoriosos. E com exceção de 2000, nas outras seis edições terminaram campeões ao vencerem clubes da Ásia:

2000 Real Madrid-ESP 3x1 Al Nassr-ARA (primeira fase)
2007 Milan-ITA 1x0 Urawa Red-JAP (semifinais)
2008 Manchester United-ING 5x3 Gamba Osaka-JAP (semifinais)
2010 Internazionale-ITA 3x0 Seongnam Ilhwa-COR (semifinais)
2011 Barcelona-ESP 4x0 Al Saad-CAT (semifinais)
2013 Bayern-ALE 3x0 Guangzhou Evergrande-CHN (semifinais)
2015 Barcelona-ESP 3x0 Guangzhou Evergrande-CHN (semifinais)





Nenhum comentário:

Postar um comentário