Páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Mundial de Clubes da FIFA 2016



Começa amanhã a edição de número treze do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA. Assim como no ano passado o torneio será realizado no Japão nas cidades de Yokohama e Osaka. Sete clubes das seis federações continentais participarão da edição 2016, sendo que a Ásia contará com dois representantes devido ao fato do Japão ser o país-sede.
A fórmula de disputa será a mesma dos anos anteriores: os representantes da América do Sul e Europa entram somente nas semifinais enquanto que os campeões continentais da África, Ásia e Concacaf estreiam antes, juntamente com o vencedor do confronto da fase preliminar que reúne o campeão da Oceania e o time do país-sede.
Confira abaixo os sete clubes participantes, a tabela completa e todos os campeões mundiais, tanto da versão Intercontinental quanto da FIFA:


os participantes

Conmebol - América do Sul
Nacional (Colômbia)

UEFA - Europa
Real Madrid (Espanha)

AFC - Ásia
Jeonbuk Hyundai (Coreia do Sul)

Concacaf - Américas do Norte e Central 
América(México)

CAF - África 
Mamelodi Sundowns (África do Sul)

OFC - Oceania
Auckland City (Nova Zelândia)

AFC - Ásia
Kashima Antlers (Japão) país - sede


participações dos times da edição 2016

Com sete participações, o Auckland city é o recordista não só entre os times dessa edição quanto também no geral, sendo que o clube da Nova Zelândia vai para o seu sexta Mundial de Clubes seguido. Real Madrid-ESP e o mexicano América, ambos com duas participações e o sul-coreano Jeonbuk, este com apenas uma presença são os outros clubes que já disputaram o torneio. Nacional-COL, Mamelodi Sundowns-AFS e Kashima Antlers-JAP fazem suas estreias:

7 Auckland City-NZE (2006, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015)
2 Real Madrid-ESP (2000 e 2014)
   América-MEX (2006 e 2015)
1 Jeonbuk Hyundai-CDS (2006)







3 comentários:

  1. seria muito bacana se o time colombiano surpreendesse e fosse campeão, mas o Real Madrid sem dúvidas é o favorito. Caso confirme mesmo essa final é promessa de um grande duelo

    ResponderExcluir
  2. Estamos na torcida por isso Tiago, não só pelo fato da solidariedade do povo colombiano - e em especial aos torcedores do Nacional - no episódio da tragédia envolvendo a Chapecoense como também por ser nosso representante sul-americano, continente que não vence um Mundial desde 2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente Marcelo! Esta 29x26 pros Europeus em titulos no Mundial de Clubes (10x4 neste século), levaram o caneco nos últimos 3 anos. Ta na hora de encurtar essa distancia, fora esses motivos que citasse da solidariedade do povo colombiano e da postura excepcional do Atletico Nacional nesta tragédia envolvendo a Chape

      Excluir