Páginas

terça-feira, 18 de abril de 2017

Como estão os campeonatos nacionais da segunda divisão da América do Sul

Há exatas duas semanas atrás postamos um pequeno resumo dos campeonatos nacionais da América do Sul, com exceção do Brasil que está previsto para iniciar no mês que vem. Pois bem, hoje é dia de falarmos da segunda divisão desses mesmos campeonatos nacionais, menos do Brasil e Peru que ainda não começaram. O brasileiro começará junto com o da primeira divisão enquanto que o peruano da segunda divisão já no próximo fim de semana:


Argentina – Primera B Nacional 2016-2017

Tem campeão da Libertadores na segundona argentina: é o Argentinos Jrs, rebaixado no ano passado e que lidera essa edição com 49 pontos, quatro a mais que o vice-líder Guillermo Brown e oito a mais que o terceiro Chacarita Jrs. São 23 times que se enfrentam em turno e returno onde campeão e vice conquistam o acesso, e o campeonato está na rodada de número 27 de um total de 44.


Bolívia – Copa Simon Bolívar 2016-2017

O campeonato está na segunda fase, onde nove times estão divididos em dois grupos: um com cinco e outro com quatro times. Ao final dessa fase os dois primeiros vão para as semifinais com os vencedores decidindo o título, onde o campeão garante o acesso.  Destroyers no Grupo A e Aurora no B lideram seus grupos e estão muito próximos das semifinais.


Chile – Primera B de Chile 2016-2017

E já temos campeão no Chile: é o Curicó Unido, que fez 57 pontos em 27 jogos e que perdeu apenas duas partidas até aqui. Com o título, o time da cidade de mesmo nome volta a primeira divisão após oito anos de sua única participação. Já o vice San Marcos de Arica – este com dez pontos a menos – aguarda o vencedor do Torneo de Transición, que será realizado no segundo semestre para disputar a segunda vaga. Bi-vice da Libertadores, o tradicionalíssimo Cobreloa continua na segundona chilena depois de 38 anos ininterruptos na elite. O time de Calama havia disputado a segunda divisão apenas no seu primeiro ano de vida em 1977.


Colômbia – Primera B 2017

Assim como na divisão principal, a competição é dividida em dois torneios curtos (Apertura e Finalización) com os oito melhores classificando-se aos mata-matas de cada torneio curto. Os campeões decidem o título com o vencedor garantindo o acesso e o vice enfrentará o melhor colocado na classificação geral que não tenha vencido nenhum torneio curto pela segunda vaga.
Após onze rodadas do Apertura (de um total de quinze) a liderança pertence ao Deportivo Pereira com 24 pontos, quatro a mais que Real Santander e Llaneros.


Equador – Série B 2017

As doze equipes se enfrentam em quatro turnos e ao final das 44 rodadas os dois primeiros colocados sobem para a Série A, a primeira divisão equatoriana. O campeonato está apenas na sua oitava rodada com o Olmedo deitando e rolando na liderança: 21 pontos, com sete vitórias em oito jogos disputados, sete a mais que o segundo colocado Gualaceo.  Dentre os equatorianos conhecidos estão o Aucas, o Técnico Universitário e a Liga de Loja, times que já estiveram em competições internacionais.


Paraguai – División Intermediária 2017

Com cinco rodadas disputadas de um total de trinta, a segunda divisão paraguaia tem a liderança do Deportivo Santaní com onze pontos, um a mais que o 3 de Febrero. São dezesseis times que se enfrentam em turno e returno com os dois primeiros colocados subindo para a primeira divisão do ano que vem.


Uruguai – Segunda División 2017

No último final de semana catorze equipes começaram a disputa da segunda divisão nacional. A fórmula é simples, todos contra todos e ao final de 26 rodadas os três primeiros garantindo o acesso. Dez desses catorze times são da capital Montevidéu, dentre eles alguns conhecidos no cenário sul-americano, como Rentistas, Progresso e Central Español.


Venezuela – Segunda División 2017


São 24 times divididos em três grupos regionais de oito times cada, com os mesmos se confrontando dentro dos grupos e em quatro turnos, num total de 28 partidas cada time. Ao final dessa fase os quatro melhores avançam, formando dois grupos de seis times. Após turno e returno o campeão de cada hexagonal sobem para a divisão principal, além de decidirem o título da segundona. Depois de nove rodadas a liderança do Grupo A pertence ao Lala FC (19 pontos); o Academia Puerto Cabello é líder do Grupo B (18) e no Grupo C o Atlético Guanare (22) é que está em primeiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário