Páginas

terça-feira, 25 de abril de 2017

Palmeiras x Peñarol-URU: O 12° confronto internacional a alcançar dez jogos de Libertadores


Jogo de ida da final de 1960: o primeiro dos dez confrontos.
Amanhã em Montevidéu o time uruguaio do Peñarol receberá o Palmeiras em mais uma partida de Copa Libertadores. O jogo será o décimo na história da competição entre os dois times e o 12° confronto entre clubes de países diferentes a atingir a marca de dez jogos.
Dos outros nove jogos entre os dois times o Palmeiras venceu seis, o Peñarol dois e houve ainda um empate. Ambos se cruzaram na decisão de 1960 vencida pelo time uruguaio, nas semifinais de 1968 quando o Palmeiras deu o troco com duas vitórias e avançou à final, na fase de grupos de 1973 com o time paulista vencendo novamente duas vezes, mas ambos eliminados precocemente pelo Botafogo. E por fim o último encontro antes do 3 a 2 a favor do Palmeiras desse mês, o das oitavas de 2000 aonde novamente os brasileiros deixariam os uruguaios pelo caminho ao eliminá-los nos pênaltis após uma vitória pra cada lado.
Essa será também a primeira vez que um clube brasileiro alcança a marca de dez partidas diante de um time estrangeiro, enquanto que o Peñarol jogará pela décima vez com o quarto adversário diferente. Antes desse confronto, os dois últimos a entrarem para a lista foram no ano passado e com o Boca Jrs-ARG, quando o time argentino enfrentou pela fase de grupos Bolívar-BOL e Deportivo Cali-COL.
Dois confrontos do próprio Peñarol estão no topo da lista empatados com quinze partidas cada, e ambos diante dos argentinos Independiente e River Plate. Logo a seguir dois jogos envolvendo o Colo Colo-CHI, contra Barcelona-EQU (14 jogos) e Cerro Porteño-PAR (12). Se somarmos os confrontos entre clubes do mesmo país a liderança passa a ser do maior clássico uruguaio, com incríveis 38 vezes. Mas nas próximas postagens também abordaremos esses confrontos.
Vamos a lista com os doze confrontos internacionais de Libertadores que se repetiram por no mínimo dez vezes:


15 jogos
Independiente-ARG x Peñarol-URU
Peñarol-URU x River Plate-ARG

14 jogos
Barcelona-EQU x Colo Colo-CHI

12 jogos
Cerro Porteño-PAR x Colo Colo-CHI

11 jogos
Bolívar-BOL x Olímpia-PAR

10 jogos
Colo Colo-CHI x Nacional-URU
Olímpia-PAR x Universidad de Chile-CHI
Boca Jrs-ARG x Peñarol-URU
Cerro Porteño-PAR x Nacional-URU
Boca Jrs-ARG x Bolívar-BOL
Boca Jrs-ARG x Deportivo Cali-COL
Palmeiras x Peñarol-URU



Um comentário: