Páginas

terça-feira, 4 de abril de 2017

Panorama dos campeonatos nacionais da América do Sul

Aproveitando a semana de jogos da Copa Sul-Americana e a decisão da Recopa, o blog traz pra você um resumo dos campeonatos nacionais da América do Sul com exceção do Brasil, que começa somente no mês que vem:


Argentina - Primera División 2016-2017

Depois do recesso de final de ano, o Campeonato Argentino estava previsto para voltar no dia 3 de fevereiro, mas devido a uma crise entre jogadores e dirigentes da AFA (Associación del Fútbol Argentino) a competição retornou apenas no começo de março, pouco mais de um mês depois.
Após dezoito rodadas (de um total de trinta) a liderança pertence ao Boca Jrs com quarenta pontos, cinco a mais que o segundo colocado Newell's Old Boys. Estudiantes, San Lorenzo e River Plate completam o grupo dos que vão à Libertadores do ano que vem.


Bolívia - Torneo Apertura 2017

Doze times se enfrentam em turno e returno no Apertura e ao final das 22 rodadas o campeão será aquele que somar mais pontos. E após oito rodadas a liderança é do Bolívar, com dezoito pontos e um jogo a menos, tendo vencido seis dos sete jogos que fez. Três times dividem a segunda posição com dezesseis pontos (Oriente Petrolero, Guabirá e Blooming) enquanto que o atual campeão The Strongest ocupa apenas a sétima colocação.


Chile - Torneo Clausura 2017

Chegamos na metade do Claurusa 2017, torneio esse que é a centésima edição do Campeonato Chileno com o surpreendente Deportes Iquique na liderança com dezoito pontos em oito rodadas, um a mais que o Colo Colo. Bicampeão da competição após vencer os dois torneios no ano passado (Apertura e Clausura), a Universidad Catolica aparece somente na oitava posição com doze pontos. O campeão do Clausura classifica-se para a fase de grupos da Copa Liberatdores do ano que vem enquanto que o vice enfrenta o segundo colocado do Transición (ex-Apertura) por uma vaga nas fases preliminares do torneio sul-americano.


Colômbia - Torneo Apertura 2017

São vinte times se enfrentando no mesmo número de rodadas (dezenove mais uma de clássicos) onde os oito melhores avançam aos mata-matas até que se chegue ao campeão. E os times de Medellín vão dando as cartas na Colômbia, com o atual campeão da Libertadores Atlético Nacional em primeiro e seu arquirrival Indepediente Medellín em segundo, separados por um ponto. Na terceira posição está o Jaguares, sete pontos atrás do Medellín.
Dos outros grandes colombianos apenas Millonarios e Deportivo Cali estão entre os oito que iriam as quartas de final.


Equador - Campeonato Ecuatoriano 2017

Com duração o ano todo, o Campeonato Equatoriano é disputado em duas etapas com os vencedores fazendo a final. Cada etapa são 22 rodadas e na primeira o líder é o pequenino Delfín, com dezessies pontos após oito rodadas e um dos invictos da competição ao lado de Emelec (terceiro) e Independiente del Valle (quarto colocado). O vice-líder é a Universidad Catolica com um ponto a menos e o atual campeão Barcelona é apenas o sétimo colocado. Já entre os grandes da capital, a LDU Quito ocupa a nona posição e o El Nacional é o penúltimo.


Paraguai - Torneo Apertura 2017

A liderança pertence ao Libertad, que até aqui soma 24 pontos em dez jogos de um total de 22 que estão previstos no Apertura. A diferença para o segundo colocado e atual campeão Guaraní é de cinco pontos. Na terceira posição aparece o Olímpia com dezesseis pontos, um a mais que seu rival Cerro Porteño.


Peru - Campeonato Descentralizado 2017

Pensou em um campeonato confuso, pensou no Peruanão: são três torneios curtos (Verano, Apertura e Clausura) mas só os dois últimos dão vaga para a final com os vencedores decidindo o título. Atualmente é disputado o Torneo de Verano, que classifica o campeão para a fase preliminar da próxima Copa Libertadores. Os dezesseis times foram divididos em dois grupos de oito onde após catorze rodadas o campeão de cada chave decidem o título. No Grupo A o líder é o Melgar com dezenove pontos e no B a liderança pertence ao Universidad Técnica com dezesseis. Destaque negativo para as fracas campanhas dos três grandes da capital, com o Sporting Cristal em terceiro no Grupo A mas com seis pontos a menos que o líder enquanto que no Grupo B o Alianza Lima é o quarto e o Universitário o vice-lanterna não só de seu grupo mas da classificação geral.


Uruguai - Campeonato Uruguayo 2017

Depois de quase dois terços jogados do Apertura - equivalente ao primeiro turno do Campeonato Uruguaio - Montevideu Wanderers e Nacional dividem a liderança com dezenove pontos. Logo a seguir vêm Cerro e Defensor com dezoito pontos e o Peñarol em quinto, este com dois a menos. O vencedor do Apertura garante vaga na final caso algum clube que não vença também o Clausura some mais pontos que o campeão dos dois torneios curtos. Aí o líder na classificação geral é que entraria na final e enfrentaria o vencedor do confronto entre os campeões do Apertura e Clausura, numa espécie de semifinal.


Venezuela - Primera División 2017

Após nove rodadas o Deportivo Táchira lidera o primeiro turno, chamado por lá de Apertura: dois pontos de diferença em relação ao segundo colocado, o Lara. O atual campeão Zamora vem em terceiro e o Monagas em quarto. São dezoito times que se enfrentam e os oito melhores vão para os mata-matas até que se chegue ao campeão do Apertura, classificando-se para a decisão do Campeonato Venezuelano contra o campeão do Clausura (segundo turno).



4 comentários:

  1. Jamais pare de postar. Te juro que pelo menos umas 30 pessoas que conheço utilizam seu bloh para estudos!!! Sensacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erick tudo bem? Muito obrigado por prestigiar nosso blog...tentamos fazer o melhor em nome do futebol sul-americano trazendo curiosidades, números, dados e estatísticas.

      Excluir
    2. Não só tentam como conseguem!! Parabens pelo blog Marcelo Antonio, pessoal da imprensa (uns bem famosos por sinal) usufruem muito desse grande arsenal de informações.

      PS: Gostaria muito de saber sua opinião em ordem hierárquica (maior/mais para o menor/menos) sobre um ranking dos times brasileiros mais tradicionais na Libertadores e o porquê da posição dele no ranking!!!

      Continue com o blog, é MUITO útil f

      Abraços

      Excluir
    3. Olá Erick, mais uma vez muito obrigado pelos elogios... então sobre esse ranking na minha opinião muda um pouco em relação a ordem de campeões, por exemplo: o São Paulo é primeiro indiscutivelmente, agora o Santos ficaria atrás de Grêmio e Cruzeiro, mesmo tendo um título a mais principalmente o time mineiro, que jamais caiu na primeira fase. Já o Internacional (outro bicampeão) ficaria atrás do Palmeiras, pois este mesmo com uma conquista a menos tem uma final e algumas participações a mais. Por ter mais semifinais disputadas, o Flamengo ficaria na frente dos outros campeões. O ranking dos brasileiros campeões ficaria mais ou menos assim:

      1° São Paulo, 2° Cruzeiro, 3° Grêmio, 4° Santos, 5° Palmeiras, 6° Internacional, 7° Flamengo, 8° Corinthians, 9° Atlético Mineiro e 10° Vasco

      Depois viriam na minha opinião Fluminense, Atlético Paranaense, São Caetano, Botafogo e Guarani, completando o Top 15. Os três primeiros finalistas (vice-campeões) e os outros dois semifinalistas. Do restante destacaria apenas o Criciúma, quadrifinalista em 1992.

      Excluir