Páginas

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Uma volta pela segunda divisão dos campeonatos nacionais da América do Sul

Semana passada postamos um panorama dos campeonatos nacionais da América do Sul. Hoje é a vez de vermos como andam os campeonatos da segunda divisão desses mesmos países:


Argentina - Primera B Nacional 2016-2017

São 23 times que se enfrentam em turno e returno com campeão e vice subindo após 44 rodadas. Faltando dez para terminar a Primera B Nacional a liderança pertence ao Argentinos Jrs com 68 pontos, sete a mais que o segundo colocado Guillermo Brown. O time que revelou Maradona dificilmente deixará de subir, já que são doze pontos a diferença para o terceiro Chacarita Jrs (56), que juntamente com Nueva Chicago (54), Ferro Carril Oeste (53) e Instituto (52) ainda sonham. 


Bolívia - Nacional B 2016-2017

No último final de semana tivemos a decisão da Nacional B com o Aurora ficando com o título após vencer por 1 a 0 o Destroyers. Com isso, o Aurora ascendeu a Primera División 2017-2018 enquanto que o vice disputa com o penúltimo da mesma uma repescagem para o acesso.


Brasil - Série B 2017

Assim como na primeira divisão, na Série B os vinte times também se enfrentam em turno e returno e após 38 rodadas os quatro primeiros garantem o acesso. Depois de cinco rodadas a liderança é do Paysandu com onze pontos, um a mais que o vice-líder Juventude. Guarani e Santa Cruz completam o G4 enquanto que o Internacional, bicampeão da Libertadores ocupa a quinta posição.


Chile - Primera B 2016-2017

O campeonato foi finalizado ainda em abril com o acesso do Curicó Unido, campeão com 57 pontos. Já o vice San Marcos de Arica enfrenta o campeão do Torneo de Transición Primera B 2017 a ser realizado no segundo semestre pela segunda vaga.


Colômbia - Primera B 2017

Assim como na divisão principal, a competição é dividida em dois torneios curtos (Apertura e Finalización) com os oito melhores classificando-se aos mata-matas de cada torneio curto. Os campeões decidem o título com o vencedor garantindo o acesso e o vice enfrentará o melhor colocado na classificação geral que não tenha vencido nenhum torneio curto pela segunda vaga. Real Santander e Boyacá Chicó decidem o Apertura B com a ida marcada para hoje e o jogo de volta no próximo domingo.


Equador - Série B 2017

As doze equipes se enfrentam em quatro turnos e ao final das 44 rodadas os dois primeiros colocados sobem para a Série A, a primeira divisão equatoriana. Foram jogadas dezesseis rodadas sendo que até a oitava o Olmedo era líder absoluto com sete vitórias, mas após quatro derrotas seguidas acabou ultrapassado pelo Técnico Universitário, este com 31 pontos. Olmedo (28) e Gualaceo (26) estão na cola.


Paraguai - División Intermediaria 2017

Nesse ano joga-se no Paraguai a centésima edição de um campeonato de segunda divisão, chamado desde o fim dos anos 90 de División Intermediaria. Com treze rodadas disputadas de um total de trinta o Deportivo Santaní continua firme na liderança desde o começo com 28 pontos, três a mais que o 3 de Febrero. Campeão e vice sobem para a elite no ano que vem.


Peru - Segunda División 2017

O torneio começou no fim de abril e depois de sete rodadas o líder é o tradicional Sport Boys (16 pontos) com o Universidad Cesar Vallejo na segunda colocação com dois pontos atrás. Campeão da Sul-Americana em 2003, o Cienciano é apenas o oitavo colocado.


Uruguai - Segunda División 2017

São quinze times que se enfrentam em turno e returno brigando por três vagas: campeão e vice subindo para a divisão principal e a terceira vaga será decidida através de um play-off que reunirá os times que terminarem entre a terceira e décima colocação. E depois de seis rodadas Progreso e Central Español lideram o campeonato com onze pontos.


Venezuela - Segunda División 2017

São 24 times divididos em três grupos regionais de oito times cada, com os mesmos se confrontando dentro dos grupos e em quatro turnos, num total de 28 partidas cada time. Ao final dessa fase os quatro melhores avançam, formando dois grupos de seis times. Após turno e returno o campeão de cada hexagonal sobem para a divisão principal, além de decidirem o título da segundona. Depois de catorze rodadas (metade do torneio) a liderança do Grupo A pertence ao Lala FC (31 pontos); o Academia Puerto Cabello é líder do Grupo B (25) e no Grupo C o Ureña (30) é que está em primeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário